terça-feira, 7 de junho de 2011

Ser bombeiro...

 
O que é ser bombeiro?

Querido leitor, desculpe lhe desapontar aqui, mas não vou colocar aqueles textos que exalta o “ser” bombeiro, o herói, o destemido, que não tem medo do perigo, que entra em qualquer lugar para salvar uma vida, mas que descreve o bombeiro como vi num outro blog... ¹Bombeiro: a mais exata tradução de ser "humano".

Mais o que é ser humano?

²Ser, como verbo e nome, corresponde ao einai (grego), esse (latim), essere (italiano), être (francês), to be e being (inglês), e sein (alemão). Em todas essas línguas, o termo ser exerce a dupla função de verbo absoluto e de verbo cópula. É ao mesmo tempo estado e conteúdo de sua função lexical. Nesta acepção, diz-se que Ser é um verbo de existência.

³Humano, é um animal membro da espécie de primata bípede (taxonomicamente Homo sapiens - latim: "homem sábio"). Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo.


Voltando ao assunto:

Voltandoo a frase do blog que eu extraí: Bombeiro a mais exata tradução de ser humano, parafraseando ficaria assim: bombeiro a mais exata tradução de um ser que é diferenciado de outros animais, pois têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e principalmente a resolução de problemas. (humano)...

Então voltando ao ser bombeiro, muitos devem pensar nas palavras, bravo, herói, destemido e etc... mas esquecem (principalmente o governador do Estado do Rio de Janeiro) que somos humanos como qualquer um, sim, nós temos uma profissão bonita, respeitada (apenas pela população) - [Fato: Nosso governador nos chamou de vândalos e vagabundos] - e garanto que todos gostam do que fazem e se sentem felizes por ter feito e feito bem seu trabalho. Mas lembram o que eu disse acima, somos humanos também, que temos família, pais, filhos, irmãos, amigos.

Agora peço que reflitam, sinceramente, se você fizesse parte dessa sociedade ( pais, irmãos, amigos de bombeiros) como você ficaria se soubesse que seu filho, amigo ou irmão (bombeiro) morreu porque teve que entrar em uma favela “para salvar uma vida” e os traficantes acharam que ele estava ali por outro motivo qualquer que seja, ou pior ser PRESO por estar reivindicando um DIREITO seu.
Você ficaria feliz com seu patriotismo, pensando nossa meu filho realmente é um herói, morreu tentando salvar uma vida? Você provavelmente (se for da família) receberá uma pensão, uma bandeira, um enterro “digno” somente, se não tentarem dizer que foi erro do militar (aconteceu no inicio do ano - as chuvas na região serrana, tem famílias lutando pra conseguir a pensão que é um DIREITO...

Será que vale a pena fazermos isso, entrar em favelas, se expondo, correndo risco de morte, risco de entrar e não sair mais?
Você que está lendo esse texto entraria? Ou ouvir do próprio Governador que a tropa é VAGABUNDA E SÃO VÃNDALOS, como você se sentiria?
Muitas vezes, temos que esquecer a emoção (herói) e pensar com a razão (ser humano).

Vamos ser um pouquinho HUMANOS e pensar mais uma vez...
OBS: Não Tenho nada contra favela, apenas citei aqui porque é um risco aos militares, não por causa das pessoas que lá residem, mas sim por causa dos 'bandidos armados'!

O carteiro não sobe favela, ele deixa com alguem da propria comunidade que vai entregando as pessoas (FATO)
A Light não manda seus funcionarios nas favelas cortarem os gatos. ( FATO)
A Cedae também não manda seus funcionários nas favelas. (FATO)
A PM não sobe favela, a não ser que tenha um mundo inteiro de viaturas, helicópteros e etc... acompanhando a incurssão, mesmo assim a ação é bem estudada para evitar tragedias...(FATO)
Agora me respondam porque o BOMBEIRO “herói” vai subir?
Certa vez ouvi a frase de um homem, o que adianta SALVAR o mundo inteiro e perder a sua alma? (autor da frase JESUS CRISTO)
Somos bombeiros, sim, mas também somos seres humanos que pensamos, agimos rapido, que fazemos a diferença na hora certa!


Alguns trechos foram extraídos de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_sapiens ³
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ser ²
http://bombeirodedeus.blogs.sapo.pt/2818.html ¹




Texto de Jonas & Berg (bombeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz... deixe um cOmentariO!